Luiza
Damasio
(61) 9 9938-3031

blog

Design Biofílico: integração entre natureza e ser humano

by mix7
jun , 20
Design Biofílico: integração entre natureza e ser humano

Procuramos formas de incorporar elementos naturais em projetos, quebrando essa barreira entre homem e natureza, já que a sensação é que precisamos de uma reconexão urgente.

Analisando nossa história percebemos que o ser humano que passava grande parte da sua vivência em meio a natureza, hoje está 90% do seu tempo no espaço urbano e dessa forma sente a necessidade de se estabelecer novamente uma conexão com ela, pois há um sentimento de bem-estar com o contato natural.

Por isso, procuramos formas de incorporar elementos naturais em projetos, quebrando essa barreira entre homem e natureza, já que a sensação é que precisamos de uma reconexão urgente.

No dia a dia, existe uma grande pressão sobre cada um de nós, por produtividade e desempenho, assim o estresse aumentou e agora vemos as consequências do mundo moderno e tecnológico, principalmente psicológicas e emocionais. Esse afastamento da natureza contribui para a geração desses problemas, desse modo desejamos melhorar a qualidade de vida.

Nesse sentido, surgiu a Biofilia, que remete à memória afetiva da nossa origem, de quando tínhamos pleno contato com o meio ambiente, sendo literalmente o “amor pela vida” e por tudo o que está vivo, trazendo uma mensagem de que é triste um mundo sem árvores, pássaros, rios ou borboletas.

Como funciona o Design Biofílico

O design biofílico busca uma natureza mais contemplativa e amigável, fazer a pessoa sentir como se estivesse sendo abraçada pelos detalhes naturais, é importante entender que essas sensações só são eficazes se houver envolvimento do ambiente com as pessoas que ali convivem, trazendo benefícios para casas e também para ambientes corporativos.

O designer ajuda a integrar elementos naturais no espaço, com muita criatividade, de forma a gerar impactos positivos nos indivíduos. Esses detalhes não é só o verde, é muito mais que somente plantas e vegetações. Portanto, podemos destacar alguns itens, segundo a Biofilia, que compõe a construção do espaço, dependendo do local:

  • Iluminação natural;
  • Espaços abertos;
  • Aromas;
  • Sons;
  • Palha;
  • Pedras;
  • Madeira;
  • Hortas na vertical;
  • Jardins.

Revestimento de musgo

Uma das opções, de forma diferenciada e incrível, é a utilização de revestimentos de musgos. Sustentável e de fácil manutenção, cheio de sofisticação e praticidade, pode ser combinado com outros revestimentos, conferindo o verde natural às mais diversas superfícies, além das combinações criativas possíveis.

Coloquei em prática uma dessas possiblidades, quando tive a oportunidade de participar do projeto Desafio Criativo Castelatto, em que instigava-nos a criar um projeto autêntico, inovador e belo; sendo assim, realizei a mistura de um revestimento com o musgo, que proporciona uma dualidade agradável para os olhos, e outro com madeira queimada, em que se percebe a natureza brotando de algo que um dia foi vida e hoje é madeira queimada, pensado para ser agradável, confortável, sofisticado, unir o industrial com o mais rústico e formar, no fim, um resultado harmônico e cheio de beleza.

Não há dúvidas que o Design Biofílico tem o poder de melhorar a vida das pessoas, através de estratégias que produzem espaços mais humanizados e naturais. O bioma é fundamento da vida do ser humano e cabe a nós a decisão de conviver com essa maravilha que o planeta nos dá.

Afinal, quem não se sente mais animado e relaxado em contato com a luz do sol, sentindo o cheirinho de plantas e flores ou ouvindo o som da água correndo dentro da sua própria casa?

A verdade é que qualquer espaço ganha vida com a introdução de elementos naturais!

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mix7 - Agência de Marketing Digital Brasília DF Brasil
Todos os direitos reservados.